Poluições insuspeitas na água

Temos debatido a necessidade imperiosa de universalizar a coleta e tratamento de esgotos domésticos nas cidades que compõem a bacia do Rio Pinheiros.

Isso porque ainda lançamos cerca de 40% dos nossos efluentes in natura nos córregos que são afluentes do Pinheiros, como também no rio. E ainda não está no horizonte visível completar essa tarefa.

O artigo do cientista Fernando Reinach, dá pistas do quanto ainda teremos de enfrentar para que possamos, de fato, restabelecer a vitalidade dos ecossistemas da bacia. Na Europa, onde todo o esgoto é levado a estações de tratamento de esgotos, agora se discute como aprimorar seu desempenho para que passem a eliminar também os resquícios de anticoncepcionais femininos que, lançados nos rios, reduzem fortemente a capacidade de reprodução dos peixes! Nós também queremos peixes no rio Pinheiros!

Por que criar mais áreas verdes ao longo do Rio Pinheiros

Leia o artigo de Stela Goldenstein publicado no Blog do Planeta da revista Época.

Em entrevista a Ricardo Young, Stela Goldenstein fala sobre a relação com os rios da cidade, saneamento e do abastecimento de água em São Paulo.

Análise do esgoto revela padrão de uso de drogas na Europa

Ainda temos imensa quantidade de esgoto sem coleta e sem tratamento, lançado diretamente nos rios. É curioso verificar que a análise da composição dos esgotos permite identificar aspectos importantes da vida da população. Veja quais são as diferentes drogas mais usadas em cada cidade europeia!

Águas Claras participa do Seminário “Desafios da Gestão Ambiental nas Metrópoles Brasileiras”, um dos oito seminários do ciclo “As Grandes Cidades Brasileiras: Identificando Problemas, Buscando Soluções” promovido pela Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso e pela Fundação BRAVA.

Programa Cidades Sustentáveis

As eleições municipais se aproximam e é difícil identificar dentre os candidatos compromissos firmes e consistentes com a sustentabilidade. Algumas entidades civis de porte, a Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançaram uma proposta de plataforma denominado Programa Cidades Sustentáveis abrangendo as áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança. Contar com uma visão do que pode e deve ser feito é primordial para que se possa escolher bons prefeitos e bons vereadores! Conheça aqui a proposta dessas entidades aos candidatos e veja como são conceitos e propostas que cada eleitor gostaria de ver implementados.

Aventuras com Renata Falzoni – Rio Pinheiros Vivo

Nesse pequeno filme, pode-se conferir o inédito circuito de bicicleta ao longo da margem esquerda do rio Pinheiros. É fácil perceber como é viável e mesmo fácil a implantação de uma bela ciclovia ali. Queremos um Parque e uma ciclovia na margem esquerda do rio Pinheiros!

Projeto visa prolongar Marginal Pinheiros na zona sul de São Paulo >>

O verde das cidades visto do espaço: um olhar comparativo entre grandes cidades no mundo >>
De quanto verde nós precisamos na cidade de São Paulo para permitir que as chuvas se infiltrem no solo e, filtradas, cheguem lentamente aos córregos e rios ao longo do ano?

  14 a 16 de agosto de 2012
  ECO Business 2012
  21 a 23 de agosto de 2012
  FIBoPS – Feira de Produtos e Práticas
  Sustentáveis
  23 de agos to de 2012
  Lançamento dos Indicadores e
  Referências de Metas para a
  Sustentabilidade nas Cidades brasileiras
  11 a 13 de setembro de 2012
  3ª Greenbuilding Brasil – Conferência
  Internacional & Expo

Copyright © Associação Águas Claras do Rio Pinheiros