• patrocínio
  • realização

  • produção
Faina Moz Estúdio Madalena

A Expedição Rio Pinheiros Vivo acontece no dia 15 de maio, em diversos pontos de interesse relacionados ao Rio Pinheiros, em São Paulo, e é gratuita. É uma iniciativa da Associação Águas do Rio Pinheiros, com patrocínio do banco Santander, e tem como objetivo mobilizar os colaboradores das empresas membros da Associação para a importância da causa de revitalização do Rio Pinheiros.

Na prática, serão formados 30 grupos, cada um com até 33 pessoas. Os grupos terão um tema específico, um percurso definido e um coordenador que irá guiar os participantes com base em uma proposta e um roteiro de atividade previamente desenhado.

Os coordenadores serão fotógrafos, escritores, músicos, arquitetos, urbanistas, biólogos e outros profissionais. Eles irão conduzir a atividade e propor aos seus grupos diversas formas de registro: foto, vídeo, texto, som, ou qualquer outro meio de expressão utilizado para comentar, denunciar, interpretar ou homenagear o Jurubatuba, como foi inicialmente chamado o rio.

Na apresentação de cada grupo há a minibiografia do coordenador e o detalhamento da proposta de roteiro e atividade para lhe ajudar a escolher o que mais lhe interessa. Previamente à Expedição, você irá participar de um workshop com o coordenador e os integrantes do seu grupo no qual será detalhado todo o roteiro e a atividade a ser realizada.

Você também poderá levar acompanhantes, se desejar, inscrevendo-os oficialmente como participantes, seguindo as orientações do formulário de inscrição.

Assim, a Expedição poderá ser uma experiência especial para você e seus familiares e amigos. Além da oportunidade de um passeio agradável por diferentes regiões de São Paulo relacionadas ao Rio, você se envolverá numa das causas mais relevantes para nossa cidade: a recuperação das águas do Rio Pinheiros.

Veja abaixo os detalhes sobre a sua inscrição e participação nesta Expedição.

  1. O dia da Expedição 

    A Expedição acontece no dia 15 de maio, domingo, e é gratuita. A maioria dos grupos terá suas atividades realizadas no período da manhã. Confira os horários de saída e chegada para cada roteiro.

    Todos os grupos contarão com um coordenador e um assistente. Os coordenadores são profissionais reconhecidos na sua área de atuação (fotógrafos, escritores, músicos, arquitetos, urbanistas, biólogos etc.) que, além de compartilhar sua experiência e conhecimento sobre o tema que dominam, irão guiar o grupo pelo roteiro e pela atividade proposta.

    O assistente é, na maioria dos casos, um jovem em formação profissional que será responsável por prestar assistência ao coordenador e aos participantes nas questões logísticas e operacionais envolvidas no percurso.

  2. Quem pode participar* 

    As inscrições estão abertas apenas aos colaboradores das empresas da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros (Pinheiro Neto Advogados, Santander, Nestlé, EMAE, TV Globo São Paulo, Shopping Cidade Jardim, Caloi e WTC São Paulo), e seus acompanhantes (parentes e amigos), desde que inscritos oficialmente por este site.

    Podem participar menores de idade que, independente da idade, devem ser inscritos oficialmente neste site, e desde que acompanhados por seus pais ou responsáveis, ou, maiores de 14 (quatorze) anos desacompanhados, desde que devidamente autorizados por seus representantes legais. No entanto, os Grupos 1, 6, 7 e 24 só aceitarão participantes maiores de 18 anos, de acordo com o nível de dificuldade do roteiro.

    Os colaboradores portadores de necessidades especiais poderão participar normalmente da Expedição – salvo em alguns grupos onde a dependência de locomoção física possa ser incompatível – informando no campo específico do formulário de inscrição as suas necessidades para que a organização providencie o que for preciso.

    * Vagas abertas a todos os interessados na Expedição, sem restrição, conforme Aditivo 1 apresentado no item 13 abaixo.

  3. Como se inscrever 

    O primeiro passo é a escolha do grupo do qual você deseja participar. Basta clicar no botão Escolha seu grupo presente na home deste site e você terá acesso às 30 opções de grupos disponíveis.

    Leia com atenção a descrição do roteiro que será realizado no dia, o tema de interesse específico e o currículo do coordenador que guiará seu grupo. Não deixe de checar também o nível de dificuldade de cada percurso, bem como o horário de saída e chegada e as recomendações e pré-requisitos para participação. Com isso, você terá todas as informações para escolher aquele grupo que mais lhe interessa.

    Cada participante poderá se inscrever em apenas um dos 30 grupos disponíveis, mesmo porque os grupos realizarão seus percursos no mesmo período (domingo) em diferentes locais de São Paulo, sendo impossível a participação em mais de um grupo.

    Tendo escolhido seu grupo, clique então no botão Inscreva-se, localizado na página do grupo do qual você deseja participar.

    Você será levado à página de inscrição, onde deverá preencher o formulário com seus dados. Lembre-se de ter, além de seus dados pessoais, a senha (senha é o “Código da Expedição” que aparece na comunicação) de inscrição específica da empresa onde você trabalha, sem ela não será possível finalizar a inscrição.

    Caso deseje levar acompanhantes, você deverá preencher o formulário com os dados das pessoas que você deseja convidar, informando novamente a mesma senha já utilizada para sua inscrição. Lembramos que seus acompanhantes serão inscritos oficialmente na Expedição e deverão participar ativamente de todas as atividades propostas.

    Todos os participantes inscritos estarão automaticamente cedendo seu direito de imagem e voz, permitindo sua eventual utilização em campanhas, projetos e ações em prol da recuperação do Rio Pinheiros promovidos pela Associação Águas Claras do Rio Pinheiros.

  4. Prazo de inscrição 

    Só serão aceitas inscrições no período entre 7 de abril e 6 de maio de 2011 (até à meia-noite).

  5. Cancelamento de inscrição 

    Efetuando sua inscrição e de se seu(s) eventual(is) acompanhante(s), é muito importante que você realmente participe, pois estará utilizando uma das vagas disponíveis, que são limitadas. Caso surja a necessidade de cancelar a inscrição, você deverá enviar um email para expedicao@aguasclarasdoriopinheiros.org.br

  6. Workshops prévios 

    Na semana anterior à Expedição, será realizado um workshop prévio entre o coordenador e os participantes de cada grupo.

    Este encontro servirá para os integrantes do grupo se conhecerem e repassarem com o coordenador os detalhes do roteiro que será realizado no dia da Expedição. Além disso, será o momento do profissional convidado a coordenar seu grupo de dividir suas experiências e conhecimento em uma oportunidade única.

    A sua participação neste dia é muito importante. Confira na página do grupo do qual você irá participar o dia, hora e local do workshop de seu grupo.

  7. O que é preciso levar 

    O item básico que você deve levar, independente do grupo escolhido, é o seu instrumento de registro, seja ele a máquina fotográfica, de vídeo, de gravação de som, telefone celular, papel e caneta, ou qualquer outro meio que você queira utilizar para registrar a Expedição. Alguns grupos terão foco em uma forma de registro (ex.: foto / mas sem excluir as demais), por isso fique atento à proposta do grupo que escolher.

    Além disso, cada grupo irá requerer itens específicos de acordo com a natureza de seu roteiro, que também estarão listados em suas respectivas apresentações.

    De qualquer modo, tratando-se de uma expedição pela cidade, vale a atenção a algumas recomendações gerais:

    • Procure fazer uso de transporte público ou de carona para chegar ao ponto de encontro de seu grupo.
    • Vá com roupas e calçados confortáveis e próprios para um domingo na cidade.
    • Leve protetor solar, em caso de dia de sol.
    • Leve alguma proteção para chuva, em caso de dia de chuva.

      Obs: a organização fornecerá capas de chuva independente da previsão do tempo.

    • Leve seu documento de identidade e guarde-o bem.
    • Cada participante é responsável pelo seu equipamento de registro. Por isso, proteja-o de quaisquer possíveis danos.
    • Leve seu bom humor, sua disponibilidade para o novo, seu cuidado com a cidade, seu espírito de grupo, seu olhar artístico, sua postura cidadã.
  8.  

  9. Exibição e utilização dos registros 

    Após a Expedição, convidamos todos os participantes a postarem neste site seus registros (fotos, vídeos, textos, sons, desenhos etc.) no período entre 15 de maio e 15 de junho de 2011.

    Juntos, estes registros formarão uma grande vitrine virtual expositiva deste rico “mapeamento sensorial” de toda a extensão do Rio Pinheiros e de sua complexidade temática. Será uma compilação inédita da qual você fará parte!

    Ao enviar seu material, será fundamental informar os seguintes dados: título, local do registro, nome do autor e nome do grupo. Na página de upload de registros haverá as especificações quanto aos tipos e tamanho de arquivos permitidos.

    O participante deverá escolher também o selo creative commons que melhor atenda a sua intenção quanto à liberação deste material para exibição e reutilização para diferentes fins, conforme estará explicado na página de upload de registros que será criada neste site.

    No entanto, convidamos desde já a todos a assinar o selo de “obra livre” para seus registros, permitindo que campanhas, projetos e ações em prol da recuperação do Rio Pinheiros tenham livre acesso à sua utilização.

    Lembramos que serão vetados quaisquer materiais publicados no site que manifestem qualquer forma ou conteúdo preconceituoso ou discriminatório; que contenham finalidades, conotação ou mensagens publicitárias e de conteúdo comercial explícito ou implícito; que incorporem, incitem ou façam apologia a práticas ilícitas, a violência ou a atos e atitudes que coloquem em risco a integridade física, psicológica ou moral de pessoas ou comunidades; que contenham conteúdo obsceno, pornográfico ou sexualmente explícito; que contenham conteúdo difamatório que atentem contra a privacidade ou a integridade moral e/ou psicológica de terceiros.

  10. Política de preservação 

    Como a recuperação do Rio Pinheiros é o principal objetivo da Expedição Rio Pinheiros Vivo, pedimos especial atenção a todos os participantes de evitar fabricar e despejar lixo em locais inadequados durante a realização da expedição.

  11. Das responsabilidades 

    Considerando que a presente Expedição Multimídia promovida pela Associação Águas Claras do Rio Pinheiros em cooperação com seus parceiros organizadores, apoiadores e patrocinadores se trata de um evento cuja participação é espontânea e voluntária:

    (i) os participantes concordam expressa e incondicionadamente que os riscos advindos de eventuais danos materiais, morais ou pessoais, decorrentes de sua livre participação no evento, são de sua completa e integral responsabilidade;

    (ii) não se responsabilizam, portanto, a Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, seus parceiros organizadores, apoiadores e patrocinadores, por quaisquer danos diretos ou indiretos, de qualquer natureza, que porventura emirjam em decorrência da Expedição Rio Pinheiros Vivo.

    Ao realizar a inscrição, o participante declara a ciência e concordância com todos os termos acima descritos.

  12. Dúvidas 

    Em caso de dúvidas sobre a participação, escreva para expedicao@aguasclarasdoriopinheiros.org.br

  13. Regulamento em PDF 

    clique aqui para baixar o pdf do regulamento.

  14. Aditivo 1 ao Regulamento da Expediação 

    Considerando o grande número de pessoas interessadas no evento, a AACRP, com a concordância de seus associados e do patrocinador da expedição, optou por fazer um aditivo ao regulamento da Expedição Multimídia de maneira a permitir inscrições de terceiros, que não sejam necessariamente colaboradores dos associados da AACRP, mas membros da sociedade civil interessados na causa do Rio Pinheiros. As inscrições destes será coordenada pelos produtores do evento que criarão senha específica para inscrições adocionais. Aplica-se o regulamento de forma integral aos referidos participantes que concordam em sujeitar-se integralmente ao mesmo.