Monitoramento de qualidade e quantidade da água na bacia do Jaguaré

 

monitoramento

O monitoramento de qualidade e quantidade de água na bacia para obtenção dos dados que fundamentarão a proposição de ações e de dispositivos de controle na fonte produzirá um banco de dados fundamental para a calibração do modelo matemático a ser utilizado neste estudo.

Esta atividade tem importância especial porque não dispomos de estudos suficientes de caracterização das cargas urbanas. Estão sendo quantificadas as cargas poluidoras geradas em diferentes tipologias de uso e ocupação do solo urbano, o que poderá ser replicado para regiões com semelhantes características de ocupação.

São 6 pontos de monitoramento distribuídos ao longo do curso do Jaguaré. Confira no mapa.

Serão coletadas 315 amostras para análise laboratorial, de forma a caracterizar as cargas em tempo seco e após chuvas, bem como as cargas de poluição difusa antes de sua chegada aos corpos d’água.

pontos-de-coleta

A ausência de segurança dos locais exigiu que fosse especialmente desenvolvido um equipamento de baixo custo para a coleta de material, feito com tubos de PVC e que será de utilidade em qualquer projeto similar. Antes de serem instalados nos postos de monitoramento foram testados e ajustados no laboratório didático do CTH.

Barra Mantenedores 2017