Parceria Águas Claras/INSPER integra estudantes ao #ProjetoJaguaré

foto-7

Desde agosto último, estudantes do 6º semestre de administração de empresas têm participado de encontros técnicos e visitas a campo na região do córrego Jaguaré. As atividades fazem parte de uma parceria entre a Águas Claras e o INSPER, dentro do programa REP-Resolução Eficaz de Problemas.

O INSPER é uma instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos que reverte todo o resultado operacional para a realização de sua missão educativa.

No programa que estamos desenvolvendo em conjunto, os alunos são orientados por um mentor com experiência corporativa. A eles é apresentado um problema real, para o qual espera-se uma análise e possível solução com um olhar independente. O tema inicial foi “Vamos Limpar o Rio”, com foco na bacia hidrográfica do córrego do Jaguaré.

As discussões tiveram início com a apresentação do quadro geral da gestão do território da cidade, das águas e do saneamento ambiental. A seguir, detalhamos a bacia do córrego do Jaguaré e já foi disponibilizada grande quantidade de informações no âmbito do projeto. Os alunos poderão assim discutir a revisão de processos em escala compatível com o porte da bacia hidrográfica, sempre que inserida no contexto da cidade e buscando avançar na mudança de paradigmas.

Foram feitas visitas ao Córrego do Sapé e Água Podre, acompanhadas por técnicos da Águas Claras e da subprefeitura do Butantã e Secretaria do Verde.

Promovemos também encontros com especialistas de habitação (Maria Teresa Diniz), saneamento básico (Jairo Tardelli) e resíduos (Ronan Contrera).

O projeto deve seguir até o próximo mês de novembro, com apresentação final do trabalho pelos alunos.

Alunos:

  • Carlos Henrique Cataldo de Toledo
  • José Eduardo Mesquita Kalil
  • Leonardo Castilho Leite
  • Mariana Prado Maia e Silva
  • Thais Hatsumi Miasiro

Mentor: José Geraldo Setter Filho

insper3

Barra Mantenedores 2017