Projeto Piloto: Revitalização da bacia do Córrego Jaguaré

capa_revitalizacao_jaguare
A recuperação das nossas águas urbanas está na dependência de atuarmos sobre os territórios que levam poluição de toda ordem para os córregos e rios. A Associação Águas Claras do Rio Pinheiros articulou uma ampla discussão que contou com a participação da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Sabesp e da Cetesb, que resultou na proposição de do desenvolvimento de um programa de trabalho para a revitalização da bacia hidrográfica de um dos mais importantes afluentes do Rio Pinheiros, o Córrego Jaguaré.

A proposta de trabalho já obteve aprovação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO e será desenvolvida com a colaboração de todas as entidades já participantes e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O projeto inova na proposição das ações e intervenções que buscam concretizar a gestão integrada de quantidade e qualidade da água em áreas urbanas, a partir de uma ampla análise do território e da hidrodinâmica que compõe esta bacia. Desta forma, a proposta busca definir medidas estruturais e não estruturais a serem desenvolvidas com uma ampla rearticulação das relações entre os múltiplos atores que intervêm no território e na gestão da cidade. Trata-se de esforço para permitir o reestabelecimento de funções ambientais das águas desta bacia, entregando águas de boa qualidade ao Rio Pinheiros.

bacia_jaguare logos_fehidro

Barra Mantenedores 2017