Opinião

A Águas Claras quer receber seu comentário e sua contribuição, discutir com voce e com quem esteja interessado na revitalização dos rios urbanos. Envie e compartilhe sua opinião, críticas, dúvidas e propostas.

Preencha o formulário abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Opiniões:

  1. Aline disse:

    Esta é a imagem de Houtan Park.

  2. Aline disse:

    Outra imagem

  3. Stela Goldenstein disse:

    Filme ótimo sobre técnica muito simples de implantação de wetland:
    http://youtu.be/GGNUNiJkeBw

  4. Stela Goldenstein disse:

    Já existem no Brasil municípios que vêm tratando os seus esgotos com wetlands, e com sucesso. Isso nos encoraja!

    http://www.grupoaguasdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Wetland-Juturnaiba-.pdf

  5. stela goldenstein disse:

    O tema das wetlands e a possibilidade de aplicar essa tecnologia para a recuperação de águas urbanas está se difundindo e ganhando confiança das pessoas, dos acadêmicos, dos gestores públicos.
    Veja aqui exemplos:
    http://hypescience.com/biorremediacao/

  6. Aqui a apresentação, pelo Rodrigo de Freitas Bueno, sobre a “Aplicação de Wetlands Construídos como Sistemas Descentralizados no Tratamento de Esgoto”
    Explicação abrangente, didática e bastante completa.

    http://www.abes-sp.org.br/arquivos/evento210613/02.pdf

  7. O projeto de Alagados Construídos para a Rio Pinheiros é uma valiosa iniciativa que deve ser divulgada e discutida.

    Eu estou desenvolvendo uma pesquisa de mestrado na FAU-USP, com orientação do Prof. Dr. Paulo Pellegrino, sobre a vegetação a ser usada em wetlands, assim como, em outras tipologias paisagísticas no manejo na fonte das águas urbanas e é ótimo ter uma plataforma para discussão e compartilhamento de informações e ideias acerca desse tema.

  8. Maria Fernanda Marques disse:

    Gostaria de conhecer o projeto e se possivel participar de alguma forma. Trabalho com paisagismo e quero focar na sustentabilidade,

    1. Águas Claras disse:

      Olá Maria Fernanda: Ficamos contentes com o seu apoio! Nesse site você acha todo o projeto, no nível de detalhamento que tem hoje. É possível, sim, apoiar o projeto. Não temos ainda proposta de paisagismo para as margens do canal, e propostas serão bem vindas. Não cabe detalhar nada, mas pensar a concepção, que deve considerar o fato de que há ocupação de entorno, a área é de razoável circulação. Cabe também pensar modelos e padrões de ilhas flutuantes.

  9. Oscar Motta disse:

    Cliquem para assistir o vídeo. Uma sugestão de boa práticas de recuperação de cursos d’água. O sistema foi implantado no canal Paco, em Manila, capital das Filipinas: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/06/05/sistema-de-baixo-custo-recupera-rios-poluidos-e-cria-jardins-flutuantes.htm

  10. Maitê: Voce tem alguma informação sobre a implantação desse projeto? Achei bonito porque cuida das águas, mas também da urbanização de entorno.

  11. Um bom exemplo de como empregar os wetlands artificiais no tratamento de águas residuais.
    Uma cooperação entre os EUA e o México que pode ajudar a restaurar o Delta do Rio Colorado e melhorar o ambiente em ambos os lados da fronteira.

    http://www.epa.gov/region9/border/docs/final-factsheets/2012-08-las-arenitas-wetlands-humedales-fs.pdf

  12. Stella, sobre o projeto feito no Canal Gowanus no Brooklyn, NY, eu não consegui mais informações além desta que postei aqui.
    Fiquei muito encantada por este projeto também! Principalmente porque ele trata a contaminação do solo também, achei incrível.
    Se conseguir algo mais compartilho aqui!

    Abs

  13. Queridos, para contribuir com o projeto, envio alguns projetos que temos executado pelo mundo:
    http://issuu.com/joaopedrocillidavid/docs/incr_portifolio_cpa_web/0

  14. Gostaria de compartilhar com vocês o artigo que escrevi para uma disciplina realizada semestre passado na Pós-Graduação da FAU-USP e agradecer especialmente a Stela Goldenstein pelas considerações.
    O título do artigo é:
    “Recuperação e revitalização ambiental e paisagística de rios, córregos e canais urbanos a partir de wetlands construídos: Revitalização do Rio Pasig em Manila, capital das Filipinas e o Projeto Alagados Construídos para revitalização de um canal contribuinte do Rio Pinheiros, São Paulo – SP, da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros (AACRP)”

    O link está aqui: http://migre.me/mvpec
    Obrigada!

  15. Estou projetando um alagado construído para uma residência em Jundiaí que fica em uma área de preservação e a intenção é tratar as água cinzas.Estou com dificuldades de encontrar soluções para pequenos espaços e por isso gostaria de pedir a ajuda de vocês com indicações de livros, sites e outras publicações.Obrigada!:)

Apoiadores